Steve Jobs faleceu em 2011, aos 56 anos, mas
ainda é uma personalidade bastante influente, principalmente no ramo da
tecnologia. A sua preocupação com a excelência dos seus produtos foi algo que
atraiu muita gente e fez da Apple a empresa marcante e de grande porte que ela é
hoje em dia — e conquistar tudo isso não é algo pequeno.
Neste artigo de hoje, escolhi um
indivíduo como Steve Jobs, por entender que ele tem muito a ensinar, até mesmo
com os seus erros.
Levando tudo isso em consideração, é natural
imaginar que Jobs era uma pessoa que deixou discursos marcantes durante a sua
vida. Afinal de contas, ele foi uma pessoa que realmente tinha conhecimento
para transmitir. Com base nisso, selecionamos sete pensamentos, por assim
dizer, que refletem o que Steve Jobs tinha “por dentro”. Assim como você pode
conferir abaixo, esses são exemplos dos valores que norteavam o seu trabalho,
sendo que o seu legado construiu parte do mercado de tecnologia que nós
conhecemos hoje em dia.
1.Viva ao máximo
“Quando eu tinha 17 anos,
li uma citação que dizia o seguinte: ‘Viva cada dia da sua vida como se fosse o
último, um dia você com certeza vai estar certo’. Aquilo me impressionou e,
desde então, nos últimos 33 anos, eu me olho no espelho toda manhã e pergunto
para mim mesmo: ‘Se hoje fosse o meu último dia de vida, eu gostaria de fazer o
que eu tenho que fazer?’. Sempre que a resposta é ‘não’ por muitos dias
seguidos, eu sei que preciso mudar alguma coisa”.
2. Satisfação e Trabalho
“O seu trabalho vai ocupar
grande parte da sua vida, e a única maneira de ser realmente satisfeito é fazer
aquilo que você acreditar ser um ótimo trabalho. E a única maneira de realizar
um ótimo trabalho é amar aquilo que você faz. Se você ainda não encontrou isso,
continue procurando. Não se acomode. Assim como em todos os assuntos do
coração, você vai saber quando achar. E como em qualquer grande relacionamento,
só fica melhor com o passar dos anos. Portanto, continue procurando até
encontrar isso. Não se acomode.”
3. Ligando os pontos
“Você não pode juntar os
pontos olhando para frente; você pode conectá-los apenas olhando para trás.
Então, você deve confiar que os pontos vão se conectar de alguma forma no seu
futuro. Você precisa confiar em alguma coisa — nos seus colhões, destino, vida,
carma, qualquer coisa. Essa abordagem nunca me deixou para baixo e fez toda a
diferença na minha vida.”
4. Nada a perder
“Lembrar que você vai
morrer é a melhor maneira que eu conheço de evitar a armadilha de pensar que
você tem algo a perder. Você já está nu. Não há razão que o impeça de seguir
seus sonhos.”
5. O que é criatividade?
“Criatividade é apenas
conectar coisas. Quando você pergunta a uma pessoa criativa como elas criaram
algo, elas se sentem culpadas, pois não criaram algo de fato, apenas viram
alguma coisa. Isso parece óbvio a elas depois de algum tempo.”
6. O esquema é não se acomodar
“Eu penso que, se você faz
algo e isso se torna realmente bom, então você deve realizar mais alguma coisa
incrível, sem se apoiar nisso por muito tempo. Apenas descubra o que está por
vir”.
7. Foco no maravilhoso
“Ser o homem mais rico do
cemitério não importa para mim… Ir para a cama à noite dizendo que fizemos algo
maravilhoso… Isso é o que importa para mim.”
Aqui estão 20 itens principais
descritos no livro de Kahney para refletirmos e aprendermos um pouco com ele,
alguns são polêmicos, como o item 5, mas se tratando de Jobs…
1 – Encare as decisões difíceis
e não se deixe levar pela emoção. Avalie o problema de forma objetiva, mas jamais tenha
medo de errar.
2 – Busque informações e fuja
das suposições. Faça sempre
uma avaliação completa e baseie suas decisões nesses dados. É duro, mas justo.
3 – Trabalhe em equipe. Evite colocar toda a carga das decisões difíceis sobre
as suas costas.
4 – Foco, foco, foco. Focar é o
mesmo que dizer não. A Apple
sempre concentrou seus recursos em um pequeno número de projetos, mas muito bem
executados.
5 – Seja quase um déspota. Afinal, alguém tem que dar as ordens.
6 – Gere alternativas para
escolher a melhor. Jobs sempre
insistiu com a equipe para ter opções e as descartava sem muita discussão.
7 – Simplifique. Fuja do complexo e diga não ao supérfluo.
8 – Crie os projetos pixel a
pixel. Desça até os mínimos detalhes.
Jobs se prendia a miudezas tidas como insignificantes por muitos CEOs.
9 – Não tenha medo de
recomeçar. Valeu a pena refazer o MacOS X,
mesmo à custa do trabalho de mil programadores por três anos.
10 – Não dê muito ouvidos a
seus compradores. Eles
provavelmente ainda não sabem o que querem.
11 – Demita os idiotas. Funcionários talentosos são uma vantagem competitiva
para qualquer empresa.
12 – Se perder o barco,
trabalhe para recuperar o tempo perdido. Jobs não percebeu a revolução da música digital no seu
início. Mas criou um modelo de negócios vencedor chamado iTunes.
13 – Conecte-se, estude. Uma cultura corporativa é feita de insights.
Conecte-se a diferentes tribos e estude temas desvinculados ao trabalho.
14 – Gere e Teste. As interfaces revolucionárias do iPod e do iPhone
foram descobertas por tentativa e erro.
15 – Seduza. Jobs sabia ser um grande sedutor quando necessário no
mundo dos negócios.
16 – Faça as perguntas certas. Mas duvide sempre das respostas.
17 – Defina prazo e cobre. Jobs queria o iPod nas lojas no outono de 2001. A
equipe teve seis meses para lançá-lo.
18 – Busque oportunidades. A Apple não estava no negócio de dispositivos
eletrônicos. Curioso, Jobs queria entender esse mercado. E o dominou.
19 – Queime os navios. Jobs matou o mais popular iPod para dar lugar a um
modelo mais fino.
20 – Evite as concessões. A obsessão de Jobs por excelência criou um singular
processo de criação que gerou uma família de produtos inovadores.
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