Você já utiliza ou pretende usar Facebook Ads,
mas não sabe qual é a imagem perfeita para ilustrar seu anúncio?
Após muito testar (e gastar), encontrei os 12
tipos de imagens que, quando colocadas para testes, aumentavam bastante minha
conversão.
No artigo sobre redes sociais, comentei sobre um anúncio que me gerou 5.043 likes com apenas R$
41,86, ou menos de R$ 0,01 por like.
Pensando melhor sobre o porquê essas imagens
funcionavam diversas vezes e em diferentes mercados, resolvi entender como a
psicologia explica esses padrões e agora compartilho com você esses resultados.
Conheça os 12 tipos
de imagens que mais atraem e persuadem usuários:
1.Rosto
Você olhou diretamente no olho dessa mulher? Eu
aposto que sim!
Somos seres sociáveis e interagimos com muitas
pessoas durante o nosso dia.
Como não resistir a
um rosto bonito trocando olhares e sorrindo para você?
Rostos de pessoas felizes olhando diretamente
para você (mesmo que seja pela tela do computador) atraem muito nossa atenção.
Experimente utilizar imagens de rostos nos
anúncios do facebook e você poderá ver um aumento no número de cliques.
Seja esse rosto do sexo masculino ou feminino,
temos uma tendência a corresponder ao olhar dessa pessoa.
Se essa pessoa for atraente então… (vamos a
próxima imagem!)
Se a mulher da imagem anterior atraiu sua
atenção, essa agora pode até ter feito você suspirar!
Imagens de mulheres e homens atraentes tendem a
chamar muita atenção do sexo oposto. É a lei básica da atração!
A junção dos olhos claros com a boca carnuda, as
leves sardas no rosto, o olhar fixo e o fato dela parecer estar nua, certamente
colaboram para capturar nossa atenção.
Não vou entrar nos mínimos detalhes de como a
psicologia explica essa atração. Porém, é interessante saber que mulheres
atraentes tendem a funcionar muito melhor do que homens atraentes. O motivo?
Generalizando, homens se importam mais com a
aparência da mulher do que o contrário.
Mulheres, geralmente, fazem uma mistura de
segurança, inteligência, bom humor, status social/financeiro e aparência.
Ok. Não é uma ciência exata, mas sinta-se à
vontade para testar imagens de mulheres/homens atraentes nos anúncios no
facebook e observe como o seu CTR (Click-through rate) irá aumentar.
Maior CTR = Mais Tráfego com menos dinheiro gasto.
Ei você! Sim, você!
Você já percebeu como a palavra “você” atrai sua
atenção?
O mesmo vale para pessoas apontando na sua
direção. É como estivessem se comunicando diretamente com você.
Na imagem acima, posso até dizer que talvez você
se sinta um pouco incomodado de ter alguém apontando diretamente para você,
acertei?
É por esse motivo que esse tipo de imagem tende
a ser efetivo. Uma comunicação direta através de uma imagem. É como falar sem
usar palavras.
Trabalhando bem o foco da imagem e fazendo
parecer que o dedo da pessoa está prestes a sair pela tela do seu computador,
você poderá atrair a atenção do usuário através de Facebook Ads.
No texto desse anúncio, não esqueça de mencionar
a palavra você no título ou no corpo do texto. Ela irá reforçar que você está
se comunicando diretamente com o usuário.
Imagine que o seu anúncio no Facebook esteja bem
à direita dessa imagem.
Ter uma pessoa apontando para ele, irá aumentar
sua conversão.
Lembro de ler uma vez sobre um experimento em
que uma pessoa parava do nada no meio da Time Square e apontava para cima, para
o céu.
Não havia nada de estranho no céu, mas várias
pessoas paravam ao lado desse (maluco) para ver o que ele estava apontando.
Conseguindo sincronizar o olhar com a direção
para onde essa pessoa está apontando, você irá atrair a atenção do usuário para
o seu anúncio no Facebook.
5.GRÁFICOS DE
CRESCIMENTO
Gráficos de crescimento são vistos como um
sucesso alcançado. Esse sucesso pode ser definido, por exemplo como:
- Mais tráfego
- Mais emails
- Mais presença
- Mais conversões
- Mais receitas
Você entendeu. As barras em crescimento
indicam a evolução do seu negócio.
Para o usuário que vê seu anúncio no facebook, o
gráfico significa uma oportunidade para ele conseguir mais de algo desejado.
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artigo?
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Assim como pessoas apontando para uma direção, a
seta é uma referência que deseja nos guiar para um determinado ponto.
Você percebeu o porquê coloquei o campo de
captura de email bem acima dessa imagem?
Essa também é uma ótima imagem para Facebook Ads
porque ela aponta diretamente para o título do anúncio, que é clicável e é
apresentado na cor convencional de links, o azul.
Portanto, é uma ótima forma de você direcionar
usuários para a sua Landing Page, que trará mais informações sobre o que ele deseja aprender.
Acertar no alvo está associado a:
- Sucesso
- Habilidade
- Vencer
Logo, ao utilizar imagens como essa em Facebook
Ads, você consegue transmitir ao usuário que ele pode acertar (em cheio) no
alvo.
Ou seja, ele pode obter sucesso,
melhorar uma determinada habilidade e vencer.
Existe uma positividade e uma urgência por
mudanças associada à imagem.
Como conseguir mais
likes no Facebook?
O simples fato de mencionar “curta nossa
página para receber mais conteúdos de qualidade” já pode aumentar bastante
sua conversão a cada post. Porém, como fazer isso através de uma imagem?
Ao colocar uma imagem simbolizando o famoso “jóia”
(curtir), você incentiva as pessoas a curtirem sua página ou conteúdo.
Além disso, os polegares apontam exatamente para
o título do anúncio lateral (atuando como setas), o que também pode aumentar
sua conversão.
Como vender mais, como ganhar dinheiro, ganhar dinheiro online são desejos que todos os empreendedores tem não é verdade?
Não só empreendedores, mas todos gostariam de
ganhar um pouco mais, seja para comprar mais, ter mais lazer, investir em um
negócio ou fazer doações maiores.
Logo, imagens que representem dinheiro tem
grande apelo para atrair a atenção dos usuários que vêem os anúncios no Facebook.
A maioria das pessoas possui uma fixação
por artigos de luxo.
Acredito que a principal razão seja o fato de
que ela tem a ideia de que nunca poderá ter um item desse, como um Iate
particular, por exemplo.
Logo, elas são atraídas por esses conceitos de
luxo por ser algo longe de sua realidade e que somente algumas “famosas
estrelas” podem ter.
Iates, helicópteros, jatinhos particulares e
carros esportivos são bons exemplos desse luxo que muitos sonham em ter e que
você pode utilizar em suas imagens para atrair mais atenção para seus anúncios.
Pessoas felizes com roupa de trabalho indicam
(de maneira inconsciente) sucesso na carreira.
Grande parte das pessoas que irão ver seu
anúncio participam do meio corporativo e desejam um aumento salarial ou
melhorar sua carreira.
Logo, mostrar imagens de pessoas que aparentam
ser bem sucedidas nesse ambiente ajuda seu anúncio a se destacar.
- Encontre um local que simbolize tranquilidade (pode ser uma praia).
- Adicione uma pessoa com os braços abertos ao vento na frente do sol para ter uma silhueta.
- Agora, coloque qualquer frase motivacional no espaço vazio.
Pronto, agora você tem um post no Facebook que
pode atrair milhares de likes, comentários e compartilhamentos.
Ok, mas estamos falando de Facebook Ads. Bom, a
lógica do porquê essas imagens funcionam é muito parecida.
Com a vida corrida, o trabalho estressante e a
falta de tempo para momentos de paz, faz com que imagens relacionadas à
liberdade como essa se destaquem das demais.
Essa 13ª imagem vai de bônus para você!
Imagens de pessoas fazendo bico com a mão na
boca indicam que elas querem que você guarde um segredo, se mantendo em
silêncio.
Teste colocar um texto relacionando um segredo
ao que você deseja oferecer através do anúncio.
Segredo é uma palavra muito forte e ninguém
gosta de ficar na curiosidade, sentindo-se excluído de um grupo que detém uma
informação que ela não possui.
Portanto, esse tipo de imagem tende a aumentar o
CTR do seu anúncio no Facebook se for muito bem utilizada em harmonia com o
corpo de texto do anúncio.
Espero que esses 13 tipos de imagens sejam úteis
para você aumentar a conversão de seus anúncios no Facebook.
Entender como a mente humana funciona e suas
decisões tomadas é essencial para você conseguir melhorar seus resultados de
marketing.
Quando falamos em Facebook Ads, estamos falando
em dinheiro gasto com objetivo de gerar um retorno sobre esse
investimento.
Não jogue dinheiro no lixo com anúncios mal
planejados.
Entenda como imagens atraem a atenção do usuário
e depois reforce o benefício único do seu anúncio com um texto bem escrito e
direto ao ponto.
Agora é com você!
- Quais imagens você utiliza nos anúncios do Facebook para aumentar sua conversão?
- Como você destaca seus anúncios dos demais?
Adoraria saber a sua opinião nos comentários!
(crédito das imagens: shutterstock.com)
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