Nas redes
sociais as pessoas são livres para
expressar opiniões e dizer/compartilhar o que bem quiserem, mas o velho ditado “A sua liberdade termina onde começa a do outro” continua
valendo para o bom uso das redes. E com o Facebook
não é diferente: pode-se dizer o que bem quiser desde que não ofenda outras
pessoas.
Caso se sinta ofendido com alguma postagem na rede de Mark Zucherberg, você pode denunciar o conteúdo e uma equipe responsável irá verificar o caso e, dependendo do julgamento dos especialistas em segurança, a postagem pode ser excluída e o usuário, banido.
A rede social conta com uma equipe de centenas de pessoas dividas em quatro times em lugares diferentes do mundo que monitoram as acusações em setores como Segurança, Ódio e assédio, Acesso e Conteúdo abusivo. O fato de os escritórios estarem em lugares diferentes do mundo permite que o monitoramento seja feito 24 horas por dia e em 24 idiomas.
O processo de avaliação da denúncia é maior que se imagina. No caso de invasão de conta ou perfil falso, por exemplo, a equipe Acesso é informada e faz uma análise partindo dos Padrões de Comunidade do Facebook, além de enviar um teste de verificação de identidade para checar se o usuário realmente é quem está dizendo ser no formulário.
Em reclamações de postagens referentes a usuário, as opções variam entre opinião e assédio, considerando o receptor da mensagem. Em casos como esses, as soluções apresentadas vão de um acordo amigável entre as partes até a exclusão da publicação e o bloqueio da amizade.
Quando a denúncia é mais grave – como em casos de racismo ou homofobia –, o time de Ódio e assédio tem uma série de medidas que incluem até contato com autoridades locais. A mesma medida pode ser tomada em casos de Conteúdo abusivo que envolvam pedofilia ou maus-tratos a animais.
As queixas de apologia ao uso de drogas, violência ou vandalismo são analisadas pela equipe de Segurança, que pode até deletar a conta do usuário caso ele seja reincidente. Em casos de suspeita de suicídio ou automutilação os moderadores do Facebook podem contatar parentes e/ou amigos próximos do usuário e até mesmo especialistas para auxiliar a pessoa.
O Facebook disponibiliza um infográfico completo (em inglês) que demonstra toda a rede de processos para cada tipo de denúncia. Clique na imagem abaixo para ampliar a versão em português (tradução feita pelo site Mestre SEO):
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